quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A dedicação ao ensino no Convento da Madre de Deus

Após a reforma, o convento tomou proporções majestosas. Nele, os oratorianos ministravam aulas para os próprios padres da congregação e para alunos externos. Eram conhecidos e respeitados pela qualidade do ensino, tanto secundário quanto superior, envolvendo Teologia,Filosofia, Artes e Humanidades. Em 15 de março de 1775, o Rei decretou que os alunos do Convento da Madre de Deus poderiam ingressar na Universidade de Coimbra, em Portugal, sem prestar exames de admissão. O Convento da Madre de Deus abrigava, nessa época, a melhor biblioteca de Pernambuco, com mais de 4.000 livros.

Em 1810,os padres do Oratório já se dedicavam quase que exclusivamente ao ensino, pois, já não havia o mesmo número de índios a serem catequizados e as atividades missionárias ficaram mais escassas. Nessa época, eram realizados no Convento da Madre de Deus, concorridos debates públicos sobre Teologia, Direito Canônico e outros temas.

Por serem admirados e respeitados pela população recifense, os oratorianos receberam várias doações de casa,sobrados e terrenos, chegando a acumular grande fortuna e prestígio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário