terça-feira, 27 de setembro de 2011

O Recife: de povoado a Vila

No ano de 1710, o governador da Capitania de Pernambuco, Sebastião de Castro e Caldas, com o apoio do Rei de Portugal, iniciou um movimento para que o Recife fosse elevado à categoria de vila. Os políticos olindenses, insatisfeitos, além de perseguir e ameaçar o governador que, por sua vez, se viu obrigado a fugir para a Bahia, não reconheceram o documento real que consagrava o Recife como vila. Os comerciantes instalados no Recife deram início a uma luta contra a nobreza olindense e esta, em represália, montou um cerco ao redor do Recife, impedindo a circulação de pessoas, alimentos e remédios.

Esse cerco durou cerca de quatro meses e a população recifense enfrentou grandes problemas. A luta entre Olinda e Recife ficou conhecida como a Guerra dos Mascates.

Nesse contexto, os padres oratorianos assumiram um importante papel,posicionando-se ao lado dos mascates e lutando contra a escassez de comida e medicamentos.

Diante desse momento crítico, a Coroa Portuguesa enviou para Pernambuco um novo governador, Félix Machado, que apoiou os recifenses e pôs fim à guerra, sendo o Recife, finalmente elevado à categoria de vila.

Após a Guerra dos Mascates, os oratorianos alcançaram um prestígio ainda maior perante os recifenses, devido à sua atuação em defesa do recife. Consequentemente, a Congregação do Oratório se desenvolveu ainda mais.

Com a ajuda real e da gente da terra, em 1754 foram feitas obras de ampliação no Convento da madre de Deus, difinitivando o conjunto de prédios que por tanto tempo integraria a paisagem do Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário