Após a reforma, o convento tomou proporções majestosas. Nele, os oratorianos ministravam aulas para os próprios padres da congregação e para alunos externos. Eram conhecidos e respeitados pela qualidade do ensino, tanto secundário quanto superior, envolvendo Teologia,Filosofia, Artes e Humanidades. Em 15 de março de 1775, o Rei decretou que os alunos do Convento da Madre de Deus poderiam ingressar na Universidade de Coimbra, em Portugal, sem prestar exames de admissão. O Convento da Madre de Deus abrigava, nessa época, a melhor biblioteca de Pernambuco, com mais de 4.000 livros.
Em 1810,os padres do Oratório já se dedicavam quase que exclusivamente ao ensino, pois, já não havia o mesmo número de índios a serem catequizados e as atividades missionárias ficaram mais escassas. Nessa época, eram realizados no Convento da Madre de Deus, concorridos debates públicos sobre Teologia, Direito Canônico e outros temas.
Por serem admirados e respeitados pela população recifense, os oratorianos receberam várias doações de casa,sobrados e terrenos, chegando a acumular grande fortuna e prestígio.
Informações da Igreja da Madre de Deus, situada à rua Madre de Deus s/n, CEP.50030-110, Recife Antigo - Recife/PE (vizinha ao Shopping Paço Alfândega), da qual é pároco o Pe. Roberto Nogueira, dados históricos da edificação que foi erguida em 1655 e relacionados às atividades do funcionamento da Paróquia (Frei São Pedro Gonçalves). Venham nos visitar ( fone: 3224-5587).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário